Top 5 de expressões a utilizar para ser considerado “cool” em Lisboa!

BairroAlto-noite-baresEste é o conselho que nós oferecemos a todos os turistas e visitantes do mundo. Antes de viajar para um local desconhecido, convém aprender um pouco da língua local por forma a conseguir as informações necessárias e que a vossa estadia decorra sem qualquer problema.

Existem culturas que não possuem um grande à vontade com diferentes línguas, então, qual será a melhor forma de se expressar sem soar ruim?! A nossa dica é incluir algumas palavras-chave para surpreender os seus contactos locais.

Desta forma, aqui estão as nossas cinco palavras principais para usar nas ruas de Lisboa (especialmente no Bairro Alto a partir das 22h)

1ª Fixe

Durantes os primeiros dias em Lisboa ou Portugal, tudo será fantástico e facilmente ficará maravilhado com o que encontrar, o único problema será dize-lo em Português. A palavra para tal é “Fixe”.

Esta expressão facilmente será o seu alfa e omega das discussões em Português. Fixe isto, fixe aquilo! Relativamente à sua pronuncia basta se lembrar das aulas de inglês pois esta pequena palavra diz-se da mesma forma que “fish”

Se formos traduzir fixe à letra, podemos dizer que significa o mesmo que “super”, “top” ou “cool”. Uma pessoa “fixe” é uma pessoa simpática, agradável. Em suma, em Portugal tudo pode ser “fixe” por isso não hesite em usar e abusar desta palavra.

Se estiver sentado num restaurante e perguntar “então ‘tá tudo fixe”, certamente não lhe irão trazer um prato cheio de peixe mas sim responder se está ou não tudo bem.

2ª Bué

A palavra “Bué” tem a sua origem num dileto africano (o quimbundo) e chegou a Portugal na década de 70 com o retorno de alguns portugueses durante a descolonização (Alem de uma aula de português, ganham também uma pequena aula de história).

Para simplificar: bué = muito

Poderá usar esta expressão nas suas frases para enfatiza-las, por exemplo: “a comida é  bué boa”, “O seu apartamento em Lisboa é bué bonito” ou que a sua estadia está a ser “bué fixe” (desta forma conseguirá utilizar duas das novas expressões em conjunto!)

3ª Tipo

Não existem uma forma correta de explicar o que significa “tipo” pois é uma expressão utilizada em diferenciados tipos de frases.

Pode significar o mesmo que “genre” em francês ou “like” em inglês.

A palavra poderá ser colocada no início, meio ou fim de uma frase que estará sempre bem!

Por exemplo: “Tipo, Lisboa é bué fixe!

 4ª Brutal

Por favor note que esta expressão se trata de um falso amigo. Este adjetivo não descreve uma pessoa ou uma coisa violenta mas sim uma pessoa ou uma coisa excecional.

Por exemplo, numa escala de 1 a 10, “fixe” é 1 e “brutal” é 10.

Numa atmosfera festiva poderemos dizer que “O Bairro Alto a partir da meia-noite é brutal” “as ruas estreitas de Alfama são brutais” e “A ginjinha e o vinho verde são brutais”

5ª ‘Tá a bazar

Esta será a expressão que fará de si um verdadeiro Lisboeta, daqueles capazes de discutir durante horas sobre o Benfica ou o Sporting.

“‘Tá a bazar” é uma frase que permite indicar a sua vontade de sair de onde está. Aproximadamente significa o mesmo que “Bom, on se casse?” em Francês ou o “Let’s go?” em Inglês.

Quando estiver a disfrutar de caipirinha no Bairro da Bica e lhe apetecer mudar de ares, pode sempre utilizar a expressão “ ‘Tá a bazar”.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s